Menu

terça-feira, 8 de março de 2011

Parabéns, mulher guerreira

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.
Hoje a mulher ja não teme mais as ameaças dos machistas e aos poucos vão ocupando seus espaços nas mais diferentes atividades.
No Brasil, o caso mais recente está no cargo máximo da República Federativa do Brasil, onde na eleição de outubro de 2010, Dilma Rousseff, foi eleita Presidente.
Na política, já não é mais nenhuma novidade a eleição de uma mulher Senadora, Governadora, Deputada Federal, Deputada Estadual, Prefeita, Vereadora.
Parabéns, mulher, pelo seu dia. Continue reinvindicando seus direitos. Voce merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário