Menu

quinta-feira, 28 de março de 2013

Fatos em Foco

Com três gols do estreante Michael, Fluminense vira sobre o Macaé
 
Nesta quarta-feira, em São Januário, o Fluminense derrotou o Macaé por 3 a 1 de virada para poder dormir na liderança do Grupo B da Taça Rio. O grande destaque do jogo foi o jovem atacante Michael, de 19 anos, que foi lançado por Abel no lugar de Fred e marcou os três gols da equipe tricolor.

O resultado fez justiça ao desempenho do Tricolor das Laranjeiras que começou hesitante e sofreu um gol, mas teve competência para reagir e, depois, administrar a vantagem.

O atacante Rhayner que não marca um gol há 82 jogos, teve a chance de quebrar o jejum, mas desperdiçou uma cobrança de pênalti no segundo tempo.

O Tricolor das Laranjeiras soma sete pontos na primeira posição do Grupo B da Taça Rio, um à frente do Resende, que enfrenta o Duque de Caxias na quinta-feira e pode voltar à liderança. O Macaé, por outro lado, segue com três pontos no meio da tabela.

O jogo - Sem poder contar com Fred e Wellington Nem, dupla de ataque titular, Abel optou pelos jovens Marcos Júnior e Michael, deixando Rafael Sóbis e Samuel no banco de reservas.

A nova formação encontrava muita dificuldade para penetrar a defesa do Macaé e só aos oito minutos conseguiu criar a primeira jogada de perigo. Após lateral cobrado por Carlinhos, a defesa adversária se confundiu e a bola quase sobrou para Rhayner, mas o goleiro Luis Henrique chegou primeiro e impediu que o ex-jogador do Náutico quebrasse o incômodo jejum.

Aos 14 minutos, o Macaé que pouco tinha feito ofensivamente, acabou marcando o primeiro gol. Jean saiu jogando errado e a bola ficou com Norton, que rolou para Douglas Assis arriscar de longe e colocar no ângulo esquerdo de Diego Cavalieri.

Depois de sofrer o gol, o time tricolor passou a acelerar o ritmo da partida, buscando o empate, principalmente com investidas de Rhayner, marcado com faltas pela zaga do Macaé. A equipe acabou chegando ao empate aos 22 minutos. Douglas Assis errou ao tocar para Márcio Goiano que foi desarmado por Michael. O atacante arrancou em velocidade e tocou na saída do goleiro Luis Henrique.

O time dirigido por Abel Braga ficou empolgado e passou a pressionar em busca do segundo gol, o que acabou acontecendo aos 26 minutos, novamente com Michael, que escorou um passe perfeito de Wagner e colocou no canto direito de Luis Henrique. Aos 44 minutos, com o Macaé desnorteado, o jovem voltou a marcar. Wagner, outra vez, tocou de calcanhar para Michael, que bateu forte, da entrada da área, no canto direito de Luis Henrique.

Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo. Logo aos dois minutos, Rhayner fez boa jogada individual, driblou Douglas Assis e chutou cruzado. O goleiro Luis Henrique defendeu parcialmente e Marcos Júnior tentou aproveitar o rebote, mas bateu por cima, perdendo uma grande oportunidade para ampliar o marcador.

A equipe dirigida por Abel Braga seguiu pressionando em busca de mais um gol e, aos cinco minutos, Marcos Júnior investiu pela esquerda e chutou cruzado, mas a bola saiu. Aos oito minutos, foi a vez do lateral Carlinhos partir para dentro da área e tentar a conclusão, mas foi desarmado por Diego na hora de concluir.

O técnico do Macaé alterou sua equipe numa tentativa de torná-la mais ofensiva, mas foi o Fluminense que quase marcou o quarto gol, aos 15 minutos. Após cruzamento, Rhayner tentou uma bicicleta, a bola saiu prensada e acabou nos pés de Leandro Euzébio que bateu para fora.

Com as modificações feitas pelo treinador, o Macaé se tornou um pouco mais agressivo e chegou a criar chances para marcar. Aos 21 minutos, após cobrança de escanteio, Anderson Costa cabeceia e Cavalieri fez grande defesa. No minuto seguinte foi a vez de Jones, que fez boa jogada pela direita e chutou. Diego Cavalieri se atrapalhou, mas conseguiu evitar que a bola entrasse.

Aos 30 minutos, Rhayner invadiu pela esquerda e foi derrubado por Diego Macedo. O árbitro marcou pênalti e a torcida pediu que o próprio meia fizesse a cobrança para quebrar o jejum. O jogador bateu e perdeu, mandando a bola por cima do travessão. Foi a segunda penalidade perdida pelo ex-jogador do Náutico no Campeonato Carioca.

O Fluminense seguiu mandando na partida e, aos 36 minutos, Wagner recebeu de Rhayner e, mesmo fora da área, tentou encobrir o goleiro do Macaé, mas a bola acabou saindo.Nos minutos finais, com Samuel no lugar de Michael, o Fluminense seguiu procurando o quarto gol, e aos 45, Rafael Sobis fez boa jogada na área, mas concluiu para fora, no último lance de emoção.

 
 
Michael comemora estreia: "Nunca tinha feito três gols em um jogo"
 
Surpresa na escalação do Fluminense, o atacante Michael, de apenas 19 anos, não se intimidou com a estreia e garantiu a vitória do Tricolor das Laranjeiras ao marcar os três gols no 3 a 1 contra o Macaé. A revelação de Xerém comemorou o feito.

"Nunca tinha feito três gols em uma partida, ainda mais em um primeiro tempo. Agradeço ao Abel pela confiança, ele sempre me orienta e conversa comigo. Isso é fruto de muito trabalho e dedicação nos treinamentos", declarou a promessa.

No entanto, apesar de embalado pelos três gols, a promessa nem se candidatou a bater o pênalti marcado aos 30 minutos do segundo tempo e desperdiçado por Rhayner. Michael considera que a experiência fala mais alto nesse tipo de escolha.

"Bater pênalti já é demais para mim. Estou trabalhando em função da equipe e pude ajudar com os gols, mas o pênalti deixa para os jogadores mais experientes", explicou o atleta.

O Fluminense soma sete pontos na liderança do Grupo B da Taça Rio. No sábado, às 16 horas (de Brasília), a equipe recebe o Boavista no Moça Bonita pela quarta rodada do segundo turno do Campeonato Carioca.

Abel revela choro de Rhayner no vestiário e explica ausência de Deco

Sem marcar há 82 jogos, Rhayner teve a chance de encerrar o jejum que dura desde janeiro de 2011 nesta quarta-feira, mas desperdiçou uma cobrança de pênalti na vitória do Fluminense por 3 a 1 sobre o Macaé. A situação já pesa para o jogador: o técnico Abel Braga, que se mostrou satisfeito com o meia, revelou que o jogador chorou no vestiário.

"Quando acabou o jogo, ele estava chorando no vestiário ao invés de ficar feliz com a atuação incrível. Saiu como se tivesse feito a pior partida de sua vida e não precisava. No dia em que fizer o gol, vai tirar o peso", revelou o treinador.

O comandante tricolor exaltou ainda a grande partida de Rhayner na meia. "Eu só cobro a função de cada jogador e o Rhayner foi excepcional na dela. Eu sabia que ele não ia fazer o gol, se não treina, não pode bater. Está no direito dele, mas agora a responsabilidade só aumenta", elogiou.

Abel explicou também a ausência de Deco do time titular. O meia sofreu uma lesão muscular na pré-temporada, não conseguiu se preparar bem e oscilou nos cinco jogos que disputou em 2013, mas foi defendido pelo técnico.

"Achei que era o momento de tentar algo diferente, mas o Deco é fundamental. Ele é acima da média e vai ter o seu momento. Vi que tudo o que acontecia de ruim era direcionado ao Deco e ao Fred. Eles são dois grandes jogadores, mas não entram em campo sozinhos. É muito simples jogar a responsabilidade nos craques, mas perdem todos e ganham todos", afirmou Braga.

Sobre a partida do Fluminense, o treinador se mostrou satisfeito após promover mudanças no time titular. "A verdade é que estávamos devendo, me chateou muito o empate no último jogo. Com todo respeito, mas não podíamos empatar. Eu precisava sacudir o grupo", ponderou.

O Tricolor das Laranjeiras soma sete pontos na liderança do Grupo B da Taça Rio. No sábado, às 16 horas (de Brasília), a equipe recebe o Boavista no Moça Bonita pela quarta rodada do segundo turno do Campeonato Carioca.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Fatos em Foco

Wellington Nem sente joelho, deixa treino e vira dúvida do Flu
 
No treinamento desta terça-feira, o Fluminense pode ter ganhado um desfalque para o confronto diante do Macaé, nesta quarta, às 19h30 (de Brasília). Depois de participar do trabalho tático, Wellington Nem sentiu dores no joelho esquerdo durante o "rachão" e deixou o campo mancando, acompanhado pelos médicos Victor Favilla e Ricardo Olivero, sem saber se estará apto para o próximo confronto.

Apesar do entorse, o atacante se concentrou com o restante do elenco tricolor e iniciou o tratamento da lesão. Nas atividades desta terça, Abel Braga dividiu os atletas em dois times e realizou um trabalho de dois toques em campo reduzido. Apesar de ainda não saber se o duelo contra o Macaé será no Engenhão, a comissão técnica vai seguir com o mesmo planejamento.

Mais cedo, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, declarou que o estádio foi interditado por falha oficial na estrutura, já que não oferece segurança ao torcedor. Diante do impasse, os diretores dos clubes cariocas se reúnem, na noite desta terça, com membros da Federação e representantes da Prefeitura.

Com quatro pontos conquistados em dois jogos, o Fluminense é o vice-líder do Grupo B, que conta com o Resende, que tem 100% de aproveitamento, no topo. O Macaé, adversário desta rodada, vem na sequência, com três pontos somados.

Ferj transfere jogos de Fluminense e Botafogo para São Januário

A primeira parte dos problemas causados pela interdição por tempo indeterminado do Engenhão já foi resolvido. Enquanto não define a situação do restante do Campeonato Carioca, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) anunciou uma medida imediata para os duelos que seriam realizados nesta semana.

O Fluminense enfrentaria o Macaé às 19h30 (de Brasília) nesta quarta-feira no Estádio Olímpico João Havelange, mas a decisão tomada pelo prefeito Eduardo Paes interditando a arena fez com que o local da partida fosse alterado. Contando com a ajuda da diretoria do Vasco da Gama, a Ferj anunciou que o confronto ocorrerá em São Januário.

Na quinta-feira seria a vez do Botafogo, administrador do Engenhão, entrar em campo. Assim como ocorreu com o Tricolor das Laranjeiras, o Glorioso terá de enfrentar Friburguense na casa do rival Vasco. A alteração foi anunciada pelo presidente da Ferj, Rubens Lopes, após reunião com os presidentes dos clubes – menos o tricolor Peter Siemsen, em reunião do Conselho Deliberativo - e com Eduardo Paes.

"Chegamos a um consenso de que essas partidas terão seus horários e datas mantidos. Já o local onde essas partidas serão realizadas passará para São Januário, com a cessão do presidente (do Vasco) Roberto Dinamite, que entendeu a necessidade de uma solução rápida e imediata", declarou Lopes, que justificou a manutenção das datas para não prejudicar a parcela da torcida que já tenha adquirido ingressos.

Caso alguns torcedores desistam de ir a São Januário e queiram o reembolso das entradas, a Ferj garante total apoio: "Acho que ele tem o direito de receber seu dinheiro de volta. Os clubes não irão se incomodar em devolver o valor. Cada clube deverá estabelecer um plano de ação para resolver essa questão."

Já o clássico entre Botafogo e Vasco, no final de semana, ainda não tem local definido. A boa vontade demonstrada por Roberto Dinamite para os compromissos desta semana, no entanto, podem beneficiar os vascaínos para levar o duelo com o rival para a Colina

Artilheiro de Felipão, Fred promete "voar" na Copa das Confederações

Fred tem justificado as suas convocações. O centroavante que chegou a reclamar publicamente de Mano Menezes marcou gols nos três jogos da Seleção Brasileira sob o comando de Luiz Felipe Scolari em 2013. Seu objetivo é ser ainda mais útil na Copa das Confederações.

"O trabalho está sendo bem feito. Quer o fazer a minha parte e procurar ajudar o coletivo. Tenho jogado bem e preciso continuar assim porque, se der mole, as coisas podem não sair como quero. Devo continuar marcando gols para voar na Copa das Confederações", almejou.

Apesar dos gols de Fred na derrota para a Inglaterra e nos empates com Itália e Rússia, a Seleção Brasileira ainda não encantou sob o comando de Felipão. "Fica a expectativa para isso acontecer", reconheceu o jogador do Fluminense. "Mas estamos evoluindo. Jogamos mais do que a Itália, que está bem nas Eliminatórias e é uma seleção de chegada. Contra a Rússia, mesmo não sendo um jogo tão bom, também mostramos evolução", acrescentou

Diante dos russos, na segunda-feira, em Londres, Fred salvou Felipão de uma nova derrota. O gol do centroavante foi anotado aos 44 minutos do segundo tempo, após jogada tramada pela esquerda pelo lateral esquerdo Marcelo e pelo atacante Hulk.

"A cada jogo, a gente encontra dificuldades diferentes. Contra a Rússia, o campo era curto, estava muito frio, e eles entraram com duas linhas de quatro na defesa. Erramos ao forçar o jogo pelo meio contra um time que veio com a proposta de contra-atacar, apesar de ter muita qualidade. Mas eu sabia que a bola chegaria em algum momento e que deveria estar pronto para aproveitar e fazer o gol", concluiu Fred.

 

segunda-feira, 25 de março de 2013

Fatos em Foco

Vaiado, Deco é defendido por Abrl: "Absolutamente normal"

Abel Braga ousou discordar da torcida do Fluminense, que vaiou o meia Deco após o empate sem gols com o Duque de Caxias, neste sábado. Para os torcedores, o luso-brasileiro foi um dos piores em campo, mas o treinador saiu em defesa do jogador, projetando melhora nesta volta de lesão.

"Acho até que ele fez um bom jogo. No primeiro tempo, atuou mais adiantado. No segundo, foi recuado após a saída do Edinho para a entrada do Rhayner", explicou Abelão, que reconhece a necessidade de dar tempo para Deco crescer.

"Acredito que essa fase vai passar com a própria sequência de partidas. Só isso vai fazer o Deco evoluir. É absolutamente normal", afirmou o técnico.

Aos 35 anos, Deco tem sofrido constantemente com lesões, o que o tem feito oscilar no Fluminense. Mesmo assim, é considerado uma das referências da equipe campeã brasileira e carioca em 2012. No estadual, chegou a ser eleito o melhor jogador da competição. Na atual temporada, jogou apenas seis partidas, sem grande destaque e já passou por uma contusão muscular.
 
Abel não "aceita empate" e critica futebol do Flu contra o Duque
 
Na entrevista coletiva após empate contra o Duque de Caxias, Abel Braga não escondeu a irritação com a atuação do Fluminense no sábado. Insatifeito com o ponto conquistado em Volta Redonda, o treinador tricolor mostrou chateação e chegou a qualificar o resultado como inaceitável.

"Dominamos o jogo, a posse de bola e não fomos felizes. Esse empate é um resultado que eu não aceito. Viemos com o propósito de vencer marcando bem a saída de bola e não conseguimos. Frustra bastante", analisou o treinador, que viu o Fluminense apático em campo.

"Estão falando que tivemos um pênalti no primeiro tempo, outro lance em que a bola bateu na mão... Mas nada disso adianta. Criamos chances e não marcamos. Não jogamos mal. Mas também não fomos aquele time dinâmico, alegre", lamentou Abel, expulso de campo no final da partida por reclamação com a arbitragem.

Com quatro pontos, o Fluminense é vice-líder do Grupo 2 da Taça Rio. Caso vencesse o Duque, a equipe poderia se igualar ao Resende, que ainda tem 100% no segundo turno do Carioca. Abelão vê o resultado como desperdício de dois pontos.

"Sabíamos da proposta do Duque de Caxias. Vieram com três centrais, uma linha de cinco jogadores sem a bola, dois meias, dois volantes, um atacante... Os gols perdidos, principalmente no primeiro tempo, fizeram a diferença. Saio frustrado e chateado. Não era jogo para empatar. Era jogo para conquistar os três pontos", sentenciou.

 

Jogadores veem "falta de gols" como falha do Flumiense em empate

A explicação encontrada pelo elenco do Fluminense após o decepcionante empate em 0 a 0 com o Duque de Caxias, neste sábado, foi uma só: a equipe não conseguiu transformar em gols a chances criadas durante a partida.

Wágner foi um dos melhores jogadores do Flu na partida e saiu visivelmente incomodado com o empate. "Pressionamos bastante, mas faltou o gol. Futebol é assim: mesmo quando jogamos bem, não ganhamos", disse o meia.

O zagueiro Leandro Euzébio também lamentou o 0 a 0, que deixa a equipe na segunda colocação do Grupo B da Taça Rio. "Não estamos fazendo o gol. Faz falta. No primeiro tempo, era pra matar o jogo, mas não conseguimos e amargamos esse empate", analisou.

Para Rafael Sobis, que entrou no segundo tempo e foi quem mais aparentou não gostar do resultado, o Fluminense jogou bem, mas parou na boa atuação do goleiro Fernando.