Menu

sábado, 3 de setembro de 2011

Do inferno ao céu em oito minutos

Foram oitenta minutos de angustia, insatisfação, vaias, desespero. O Flu perdia por um a zero, teve a chance de empatar em um penalti cobrado por Rafael Moura, não converteu e tres minutos depois, veio o castigo. Um penalti pro lado de lá e o goleiro Marcio não perdoou, 2 a 0. O inferno parece ter ficado muito mais próximo ainda.
As entradas de Martinuccio e Sobis deixou o time mais veloz, porém errando muito ainda.
Quando já havia andado mais de oitenta por cento do tempo em direção ao inferno, éis que resolveram observar que o destino estava completamente errado e se voltaram pro lado do céu aos 82 minutos de jogo. Apartir daí enxergaram o caminho certo e o narrador da globo parecia está advinhando, lembrando uma frase do Luiz Mendes em 2005, quando ele dizia que "o Flu era um time que se recusava a perder".
Depois do gol, o time começou a jogar exclusivamente em um lado só. E quatro minutos depois, o mesmo Sobis empatou a partida. O estádio Raulino de Oliveira foi a loucura e ninguém nas arquibancadas conseguia mais ficar parado. E aos 90 minutos veio o gol da virada, da superação, da justiça, do choro, da alegria, da crença que o time de guerreiros está de volta. Rafael Moura foi o homem que decretou a virada. Não teve mais jogo.
O Flu venceu, subiu para sétimo lugar e um aviso aos navegantes: "È muito cedo pra dizer que o campeão estava morto"
Parabéns, Fluzão. Parabéns torcida tricolor.

Fatos em Foco

Abelão Já projeta sua aposentadoria
Abel Braga ficou muito sensibilizado com o problema de saúde sofrido por Ricardo Gomes (AVC). E o técnico do Fluminense já projeta sua aposentadoria. O Abelão revelou que deve ficar na ativa apenas por mais quatro anos.

- Eu queria ter parado com 55 anos, mas como as coisas melhoraram, eu me tornei um técnico de ponta e a parte financeira ficou boa, revolvi esticar mais um pouquinho (risos). Mas está chegando a hora de pendurar o apito e daqui uns quatro anos eu paro - avisou.

Estado de Ricardo Gomes evolui
O técnico do Vasco, Ricardo Gomes, teve uma boa melhora em seu estado. No boletim médico divulgado na manhã deste sábado no Hospital Pasteur, onde o ídolo do Fluminense está internado, revela que ele passou por uma tomografia e foi constatada a evolução.

Ele continua sedado, mas a sedação já está sendo reduzida gradualmente.

Sobis admite ainda está devendo no Fluminense
Sincero, Rafael Sobis admite que ainda está devendo no Fluminense. Na visão do atacante, ele tende a melhorar junto à equipe, pois é difícil se destacar com o time mal.

- Sei que ainda preciso e posso melhorar. Infelizmente estamos tendo muitos jogos e poucos treinamentos. Torço para o time engrenar, porque dificilmente um jogador se destaca sem a equipe estar bem - explicou.



Abel conta com apoio forte da torcida no Raulino de Oliveira
O fato de ter de jogar em Volta Redonda contra o Atlético-GO não incomoda Abel Braga. Muito pelo contrário. O técnico do Fluminense relembra a partida diante do Palmeiras e espera grande apoio da torcida.

- Se os torcedores repetirem o que fizeram contra o Palmeiras, já será muito bom. O apoio dos nossos torcedores lá é sempre grande - explicou.

Edinho pede: "Alerta ligado contra o Atlético-GO"
Adversário deste sábado do Fluminense, o Atlético-GO vem de cinco vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro. Confiante numa recuperação tricolor, Edinho pediu muita atenção com o adversário. O volante destaca o momento positivo vivido pela equipe de Goiás.

- Nós estamos animados, pois acreditamos que a maré negativa está passando e que o segundo turno pode ser muito melhor para o Fluminense. Mas temos que tomar cuidado com os jogos complicados e a partida deste sábado se desenha extremamente difícil. O Atlético passa por uma grande fase, venceu seus últimos cinco jogos e com equipes de ponta, como contra Santos e Flamengo. Estamos com o sinal de alerta ligado e respeitando o nosso adversário. Porém sabemos que temos condições de nos impor atuando em casa e isso precisa ser feito - disse.








sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Fatos em Foco

Após bater São Paulo, Flu quer embalar diante do animado Atlético-Go
Depois de derrotar o São Paulo por 2 a 1, fora de casa, o Fluminense tenta embalar no Campeonato Brasileiro neste sábado, quando recebe o Atlético-GO, às 18 horas (de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), em confronto válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
As duas equipes fazem campanhas muito semelhantes, ambas com 28 pontos. O Tricolor leva vantagem nos critérios de desempate e ocupa a oitava posição, uma colocação à frente dos goianos, que venceram seus últimos cinco jogos e estão em grande fase. Na quarta-feira, os atleticanos superaram o Coritiba por 3 a 1. Mas no primeiro turno, mesmo jogando em Goiás, o Fluminense venceu por 1 a 0.
Abel Braga, técnico do Fluminense, mostra-se otimista em relação ao futuro do time no Campeonato Brasileiro. O triunfo sobre o São Paulo deu outro ânimo aos tricolores. Ciente, porém, de que a empolgação pode prejudicar os cariocas, o comandante pede que se encare este duelo como decisivo.

"Sinceramente acredito que a nossa equipe pode ir longe neste Campeonato Brasileiro, pois tem condições para isso. Porém o Campeonato Brasileiro exige que as equipes pensem em um confronto de cada vez. O Fluminense neste momento está focado na partida contra o Atlético-GO", disse Abel Braga.
Os jogadores do Fluminense realmente consideram que o momento é fundamental para que o Tricolor pegue embalo neste Campeonato Brasileiro. Porém eles reconhecem que a partida deste sábado será muito complicado pela grande fase vivida pelos goianos.
"Nós estamos animados, pois acreditamos que a maré negativa está passando e que o segundo turno pode ser muito melhor para o Fluminense. Mas temos que tomar cuidado com os jogos complicados e a partida deste sábado se desenha extremamente difícil. O Atlético passa por uma grande fase, venceu seus últimos cinco jogos e com equipes de ponta, como contra Santos e Flamengo. Estamos com o sinal de alerta ligado e respeitando o nosso adversário. Porém sabemos que temos condições de nos impor atuando em casa e isso precisa ser feito", analisou o volante Edinho.
O Fluminense tem problemas para este confronto. O zagueiro Leandro Euzébio e o atacante Fred cumprem suspensão por conta do terceiro cartão amarelo recebido contra o São Paulo. Com isso, Márcio Rosário ganha uma nova oportunidade na zaga, enquanto que Rafael Moura, que cumpriu suspensão diante dos paulistas, reaparece ao lado de Ciro.

Lanzini explica comemoração do gol e promete um novo Flu no 2º turno
"O meia argentino Lanzini é titular do Fluminense desde que foi contratado e, depois de marcar o primeiro gol da carreira na vitória sobre o São Paulo por 2 a 1, na última quarta-feira, se tornou um dos grandes nomes do elenco Tricolor.
Profissionalizado há menos de duas temporadas, o jogador tem 18 anos e tomou o espaço que seria da grande contratação do clube, que seria do também argentino Alejandro Martinuccio, que não tem tantas oportunidades quanto o compatriota.
Após marcar o gol, aos 18 minutos do primeiro tempo, Lanzini lançou mão de uma comemoração inusitada, que foi um beijo em sua própria tatuagem do braço esquerdo.
Há bastante tempo ele vinha adiando a comemoração: "Queria ter feito antes, no River, mas só aconteceu agora. Fim o gesto para a minha mãe, que me apoiou desde a base, na Argentina. O gol ajudou a equipe, mas a vitória foi mais importante".
Por fim, o argentino explicou o motivo para o Fluminense não entrar no segundo turno com o mesmo pensamento da primeira parte do Campeonato Brasileiro, que não foi positivo para a equipe das Laranjeiras.
"Sempre tem alguma coisa para melhorar. Mas agora penso em ajudar o time a conquistar resultados positivos para subirmos na tabela no Brasileiro. Minha esperança é enorme e tenho certeza de que vamos nos recuperar. Faltam muitos jogos ainda. Não estamos longe e nem perto dos primeiros colocados. Temos 18 partidas para nos recuperarmos, garantiu o futuro ídolo Tricolor.

Fluminense acerta com lateral esquerdo Jefferson, ex-Palmeiras
A diretoria do Fluminense anunciou na manhã desta sexta-feira a contratação do lateral esquerdo Jefferson, de 23 anos, que recentemente deixou o Estoril, de Portugal, e estava sem clube. O atleta assinou contrato somente até o fim do ano, uma vez que se trata de uma aposta da comissão técnica. A sua chegada visa compor o elenco em um setor, tido como carente desde que Julio Cesar se transferiu para o Grêmio.
"O Jefferson chega para compor o nosso elenco até o fim do ano. Esperamos que ele possa nos ajudar bastante nesta caminhada no Campeonato Brasileiro. Caso isso aconteça com toda a certeza seu vínculo será renovado", disse o vice-presidente de futebol do Fluminense, Sandro Lima.
Antes de acertar com Jefferson o Fluminense tentou, sem sucesso, tirar Marcelo Cordeiro, ex-Botafogo, da Portuguesa. Porém a boa campanha da Lusa na Série B do Campeonato Brasileiro impediu o acordo.
Jefferson foi revelado nas categorias de base do São Caetano e viveu seu melhor momento pelo Guarantiguetá, hoje Americana, no Campeonato Paulista. Suas atuações chamaram a atenção do técnico Vanderlei Luxemburgo, que o levou para o Palmeiras.
O atleta, porém, nunca se firmou no Verdão e acabou defendendo o Grêmio-SP, antes de ir para o futebol português. Os direitos federativos do atleta são ligados à Traffic, empresa parceira do Tricolor.

Araujo, Diguinho e Mateus Carvalho voltam a treinar com bola
Depois do anúncio oficial da contratação do lateral esquerdo Jefferson, que chega para o lugar de Julio Cesar, o técnico Abel Braga recebeu mais três boas notícias no Fluminense.
Os atacantes Araújo e Matheus Carvalho e o volante Diguinho, que estavam afastados do time por conta de estiramentos musculares, já trabalham com bola.
Com isso, no momento, apenas Deco e Valencia seguem no departamento médico, que foi muito frequentado desde junho, de acordo com o técnico Abel Braga: "Finalmente essa situação está acabando. Os três agora estão fazendo a transição entre a fisioterapia e a preparação física, porque não queremos antecipar nada, o retorno tem que ser no tempo certo".
Sem entrar em campo desde o dia quatro de agosto, quando o Fluminense venceu o Internacional por 2 a 0 no Engenhão, o volante Diguinho participou de um trabalho físico no gramado das Laranjeiras e mostrou que deve ser a primeira das novidades a serem relacionadas.
Diante do São Paulo, o meio-de-campo do Flu foi formado por Edinho, Diogo, Fernando Bob e Lanzini, com Souza no banco de reservas. Quando Diguinho reunir condições, o que possivelmente ocorrerá na 23ª rodada, quando a equipe recebe o Corinthians, Fernando Bob deve perder a vaga.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Uma vitória dedicada ao aniversariante Abel Braga

Em seu primeiro jogo pelo segundo turno do Brasileirão, o Fluminense conseguiu um importante resultado, ao derrotar o São Paulo por 2 a 1, em pleno Morumbi. A vitória significou muito para o elenco tricolor, não só por aliviar o clima tenso dos últimos dias, mas também por ter sido dedicada ao técnico Abel Braga, aniversariante desta quinta-feira.
- Foi um jogo muito importante, que poderá nos dar moral para uma sequência de bons resultados. Quando acabou, dedicamos a vitória ao Abel, que rala muito. Ele merecia isso no dia do seu aniversário. Ele está dando o seu máximo, e uma hora essa fase passará - revelou o volante Edinho.
Segundo o jogador do Fluminense, o time sofreu em dobro nas últimas derrotas (para Santos e Botafogo) porque apresentava um bom futebol, mas no fim saída de campo superado pelos adversários. Uma sensação que ele espera que fique no passado do time neste Brasileirão.
- Os resultados não vinham, mas o trabalho era bem feito. Jogávamos bem sem vencer, por isso angustia. Temos motivos para acreditar que o segundo turno será diferente. A postura foi boa e deve ser levada adiante. Acho que a maré de azar está passando - concluiu Edinho.


Fatos em Foco

Lanzini tem mais um motivo para sorrir com a camisa tricolor
Se Lanzini ficou reticente ao deixar o clube que o revelou para tentar a sorte no Brasil, deve ter muitos motivos para comemorar. Afinal, com a camisa do Fluminense, o argentino marcou o primeiro gol de sua carreira.
Com 18 anos, o apoiador já havia disputado 22 partidas pelo River Plate, clube que ainda detém seus direitos. Disputou clássicos contra Boca Juniors, Independiente, Estudiantes e San Lorenzo sem balançar redes.

Vitória empolga presidente. "Fluminense jogou como Fluminense"
A vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo empolgou Peter Siemsen. O resultado e a atuação do time foram valorizados pelo presidente do Fluminense, parabenizando ainda Abel Braga, aniversarianete desta quinta-feira.

Flu vem atuando com meiões de 2009
O tricolor mais distraído não vem notando que o Fluminense atua com os meiões grenás de 2009. A adidas enviou uma remessa de peças com o nome "FL" gravado, sem o "U", que completaria "FLU". O problema já ocorre há quase um mês, pois o Flu estreou o terceiro uniforme na vitória sobre o Internacional por 2 a 0, no Engenhão, dia 4 de agosto.

Flu não desistiu da contratação de um lateral esquerdo
 Com a saída de Julio Cesar, o Fluminense ficou sem um reserva para Carlinhos. Gripado, o jogador não enfrentou o São Paulo e Abel Braga teve de improvisar Marquinho no setor. Por isso, a diretoria busca a contratação de um lateral-esquerdo.

De acordo com Gerson Junior, repórter da Rádio Brasil, a ideia dos dirigentes é a aquisição de um jogador jovem, uma aposta para reforçar o elenco

Recentemente, dois atletas foram especulados. Fernandinho foi tentado pelo Tricolor, mas o Vitória não liberou. Marcelo Cordeiro, da Portuguesa, chegou a ter seu nome ventilado, mas as negociações não evoluíram.


Presidente Siemsen desabafa. "Fluminense é um clube passificado"
Mandatário do Fluminense, Peter Siemsen desabafou sobre notícias, segundo ele, inverídicas sobre sua gestão. Segundo o presidente, algumas pessoas, da antiga diretoria, tentam tumultuar o bom ambiente que o clube vivem.

- Dentro da administração do funcionamento, o clube é pacificado. As vezes eu fico impressionado porque dão crédito à informações sem fontes. Dizem que o presidente não gosto do amarelo. Quem é que disse isso? Me perguntaram sobre isso? O Fluminense é um clube transparente. aa berto. Essas tentativas de causar discórdia, confusão, são de pessoas que perderam espaço no clube, porque ficaram 20, 30 anos no clube e ficam criando fatos e histórias sem o menor sentido - esbravejou Peter.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Flu ignora crise e vence o São Paulo em pleno Morumbi

O São Paulo começou a rodada desta quarta-feira sonhando com a liderança do Brasileirão. Mas "acordou" na quinta colocação... Com gols marcados pelo argentino Lanzini e o atacante Rafael Sóbis, o Tricolor paulista foi derrotado pelo Fluminense, por 2 a 1, no Morumbi, e chegou a cinco jogos consecutivos sem vitórias na competição - quatro empates e uma derrota. De pênalti, Rogério Ceni descontou.

Este foi o terceiro jogo do Sampa contra cariocas em casa neste Brasileirão. e foram três derrotas: além do Flu, Botafogo e Vasco também triunfaram. O Flamengo ainda não jogou no Morumbi no Nacional de 2011.

Se o São Paulo vai mal, o Fluminense deu um grande passo para encerrar a instabilidade que tem atrapalhado a campanha do time. Fora de casa, o time conquistou sua terceira vitória, subindo duas posições na tabela e alcançando a oitava colocação. O técnico Abel Braga, pressionado, terá uma semana tranquila para trabalhar.


No início do jogo, o Flu apertou a saída de bola do São Paulo e não demorou a abrir o placar após jogada trabalhada por dentro da zaga paulista. Na segunda etapa, Sóbis ampliou e o jogo parecia ganho... No entanto, em cobrança de pênalti, Ceni marcou e garantiu as emoções no final da partida.

Se o clima nas Laranjeiras deve ser de tranqulidade, mais um turbulência deverá balançar o São Paulo nesta semana.

FLU EM CASA

Na subida das equipes ao gramado, ambas homenagearam e mandaram mensagens de apoio a Ricardo Gomes, internado no Rio de Janeiro por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Quando a bola rolou, no entanto, o clima de confraternização ficou de lado. Logo aos 6 minutos, o Fluminense chegou perto de abrir o placar. Fred tocou de primeira para Marquinho, que bateu rasteiro da entrada da área e obrigou Rogério Ceni a fazer boa defesa.

Um prenúncio do que viria pela frente ainda no primeiro tempo... Com marcação adiantada e esquema tático de três volantes, o time visitante dominou o jogo e manteve o São Paulo acuado no campo de defesa. A pressão do Flu foi tanta que o primeiro gol foi questão de tempo.

Exatos 17 minutos. Fred tocou na entrada da área para Marquinho, que girou e chutou em cima de Rhodolfo. A bola sobrou fácil para o argentino Lanzini, que tirou Ceni da jogada e abriu o placar.

Chances reais de gol do Tricolor paulista, só depois da metade da primeira etapa. Dagoberto colocou a bola na frente, passou por Leandro Euzébio e chutou forte para a defesa de Diego Cavalieri. A bola ainda tocou na trave antes de sair pela linha de fundo. Aos poucos, a equipe melhorou e o Flu recuou demais. Casemiro e João Filipe chegaram perto do empate, mas a primeira metade de jogo terminou com vitória parcial do time carioca.

SUFOCO E DERROTA

Precisando da vitória para diminuir a pressão sobre seu trabalho, Adilson Batista não arriscou manter a mesma equipe em campo para a segunda etapa. Assim, Willian José entrou no lugar de Rivaldo para tentar dar mais consistência e velocidade à equipe.

Aos 6 minutos, Lucas arriscou de longe e a bola passou parto do gol defendido por Diego Cavalieri. Mas o ritmo do jogo seguiu cadenciado, o que só favoreceu o Fluminense, em vantagem no placar.

Como referência na área, Willian José melhorou o ataque são-paulino. Mas quando o time parecia mais próximo do empate, o Fluminense tratou de encerrar qualquer chance de reação. Justamente na primeira boa jogada da equipe no segundo tempo, Fred foi lançado na área e ajeitou de cabeça para Rafael Sóbis, livre, a bola ainda desviou em João Filipe, sem chances para Ceni se recuperar.

Com dois de desvantagem, a torcida começou a jogar contra o time, vaiando Adilson Batista. Mas não contavam uma "ajudinha" do árbitro Elmo Alves Resende Cunha, que viu pênalti de Leandro Euzébio. O zagueiro do Flu tocou na bola e depois em Dagoberto, mas foi assinaldo o pênalti, convertido por Rogério Ceni, que bateu no meio do gol.

Depois disso, a partida foi um "treino" de ataque (do São Paulo) contra defesa (do Fluminense).

Em um dos ataques do time do Morumbi, no entanto, o Flu encaixou um bom contra-ataque que acabou sendo mortal para as pretensões de empatar. Aos 37, Souza foi derrubado por Jean na entrada da área e o lateral foi expulso no lance.

Foi o fim de qualquer chance de reação são-paulina, que segue com campanha fraca em casa sob o comando de Adilson Batista...


Fatos em Foco

Morre Pinheiro, Ex-zagueiro do Flu
Faleceu nesta sexta-feira um nome que entrou para a história do Fluminense em campo e marcou o futebol brasileiro por uma revelação. Pinheiro, segundo atleta com mais jogos pelo Tricolor carioca e responsável por lançar Ronaldo Fenômeno no Cruzeiro, morreu aos 79 anos, vítima de câncer de próstata. Estava internado desde 4 de julho no Hospital Pan-Americano, na Tijuca, na Zona Norte do Rio.

Como zagueiro, defendeu o clube das Laranjeiras em 605 partidas. Somente o goleiro Castilho, com 696 jogos, o supera na lista. Pela equipe carioca, por quem atuou entre 1948 e 1963, foi campeão carioca em 1951 e 1959, do Rio-São Paulo em 1957 e 1960 e participou da conquista da Copa Rio de 1952, considerada pelos tricolores um título mundial.
Além do desempenho no Fluminense, dentro de campo, Pinheiro também contribuiu na Seleção Brasileira. Era titular da equipe na disputa da Copa do Mundo de 1954, na Suíça, quando o País foi eliminado pela Hungria nas quartas de final e deixou o campo com pancadaria com os rivais.

Pela Seleção, ainda foi campeão dos Jogos Pan-americanos de 1952 e da Taça Bernardo O'Higgins em 1955. Sua participação na defesa da nação ocorreu em 17 partidas, com 11 vitórias, três empates, três derrotas e um gol marcado.

Antes de chegar ao Fluminense, vestiu a camisa do Americano, time de sua cidade - nasceu em Campos dos Goytacazes em 13 de janeiro de 1932. Após deixar o Fluminense, defendeu o carioca Bonsucesso, em 1963, e o Bahia, em 1964.

Como treinador, além do Cruzeiro, também comandou o Goytacaz, o Americano, o América-MG e o próprio Fluminense, mas ganhou destaque na função, antes de lançar Ronaldo, com o surpreendente Bangu que perdeu nos pênaltis a decisão do Campeonato Brasileiro de 1985 para o Coritiba, no Maracanã.

Mas ficou marcado mesmo no Fluminense, onde esteve no último mês de junho para cumprimentar Abel Braga. O técnico, como amador, foi recebido e transformado por Pinheiro em zagueiro nas categorias de base do Tricolor, sendo lançado por ele como profissional. Abel foi um dos voluntários que doaram sangue a Pinheiro em campanha organizada pelo clube no início de julho.

Cícero exalta carinho pelo Flu, mas exige vitória ao São Paulo
Novo curinga são-paulino para a temporada 2011, o meia-atacante Cícero vai reencontrar nesta quarta-feira o Fluminense, clube que lhe abriu as portas para jogar no futebol alemão por três temporadas. Para o camisa 16, não há como fugir do sentimento de carinho pelo time das Laranjeiras no compromisso desta quarta-feira, às 21h50, no estádio do Morumbi.

"O Fluminense é um time que passei minhas melhores fases, fui muito feliz. Tenho grande respeito por esse clube, o carinho é enorme, mas agora estou no São Paulo e estou satisfeito aqui", avisou o atleta ao assegurar que a prioridade, neste momento, é levar o Tricolor paulista à liderança do Campeonato Brasileiro.

Na agremiação das Laranjeiras, Cícero levantou o título da Copa do Brasil de 2007. No ano seguinte, a consagração poderia ter vindo no cenário internacional, porém o Fluminense fracassou justamente na decisão da Copa Libertadores da América.

Agora, Cícero reconhece que a vitória contra o Fluminense é fundamental para o São Paulo iniciar uma arrancada no Campeonato Brasileiro, já que o time do Morumbi acumula quatro empates consecutivos pelo torneio nacional. Ainda assim, permanece em terceiro lugar na classificação, com apenas dois pontos de déficit em relação ao líder Corinthians.

Para iniciar uma nova etapa no Campeonato Brasileiro, o São Paulo pretende dar o primeiro passo através de melhores atuações no Morumbi. No primeiro turno, ganhou apenas 15 dos 27 pontos disputados como mandante. Foram tropeços que fizeram falta na luta pela ponta.

"Em casa, nós precisamos vencer. O empate fora de casa é até um bom resultado, mas devemos somar três pontos quando jogamos no Morumbi. A regularidade em casa vai ser fundamental no segundo turno", decretou Cícero.

Abelão tenta respirar
Salvador da pátria há três meses atrás, Abel Braga dá sinais de que está sucumbindo à pressão e aos maus resultados que o colocam como o técnico de segundo pior aproveitamento pelo Fluminense desde 2007. Nesta quarta-feira, contra o São Paulo, às 21h50, no Morumbi, com transmissão em tempo real pelo LANCENET!, o treinador pode aliviar a barra ou deixar sua situação perto do insustentável nas Laranjeiras.

Membros da diretoria garantem que a intenção não é demitir o treinador, pelo menos inicialmente. Porém, há o consenso de que o time não tem mais tempo a perder. Um resultado ruim diante do Tricolor paulista pode contribuir para a mudança de planos.

Afinal, a carruagem que trouxe o treinador da Arábia está mais para abóbora. Os resultados não vieram de carona com a grande expectativa criada. Sob o comando de Abel Braga, o aproveitamento do Fluminense só não é pior que o da última passagem de Renato Gaúcho pelas Laranjeiras, em 2009 - 39,5% contra 22,2%.

Quando comparado a Enderson Moreira, tão criticado enquanto segurava o time na Libertadores deste ano, o desempenho de Abelão se torna ainda mais decepcionante, já que o interino conseguiu 63,8%.

O que os números não conseguem dizer é por que o Fluminense não emplacou momento algum nesta temporada. Nem os números, nem os jogadores. Pelo menos, existe a auto-crítica de que Abel não é o maior culpado pelo momento negativo do Tricolor no Brasileiro.

– O momento é ruim para todo mundo. O Abel não tem culpa. Nós, jogadores, temos responsabilidade. O ano todo tem sido assim. Fica complicado para o comandante. Ele é o que tem menos culpa. Chegou depois – admitiu Diego Cavalieri.

Aproveitamento muito perigoso

Com o aproveitamento sob o comando de Abel Braga de 39,5%, o Fluminense corre o risco de flertar perigosamente com a zona de rebaixamento na parte final do Campeonato Brasileiro.

Ano passado, o Flamengo, por exemplo, que escapou da degola apenas na última rodada, terminou a competição com os mesmos 39% de rendimento, apenas dois pontos a frente dos quatro últimos.

Já em 2009, o Coritiba foi rebaixado no ano em que comemorava o centenário. Os mesmos 39% que o Fluminense possui atualmente com Abel Braga não foram suficientes para salvar o Coxa.

Três anos atrás, o Fluminense escapou do rebaixamento com o técnico Renê Simões e o tal dos 39% de aproveitamento. Na época, terminou o Brasileiro apenas um ponto à frente da zona perigosa.

Rendimento dos últimos técnicos do Flu
PC Gusmão (2007) 3v, 6e, 8d, 29% de aproveitamento
Joel Santana (2007)5v, 1e, 4d, 53,3% de aproveitamento
Renato Gaúcho (2007/08) 42v, 26e, 24d, 55% de aproveitamento
Renê Simões (2008/09) 11v, 5e, 5d, 60,3% de aproveitamento
Carlos A. Parreira (2009) 8v, 9e, 7d, 45,8% de aproveitamento
Renato Gaúcho (2009) 1v, 5e, 6d, 22,2% de aproveitamento
Cuca (2009/10) 28v, 12e, 6d, 69,6% de aproveitamento
Muricy Ramalho (2010/11) 28v, 15e, 11d, 61,1% de aproveitamento
Enderson Moreira (2011) 7v, 2e, 3d, 63,9% de aproveitamento
Abel Braga (2011) 6v, 1e, 9d, 39,6% de aproveitamento



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Fatos em Foco

Futuro de Fred será decidido até quarta
 
Fred decidirá se fica ou sai do Fluminense até quarta-feira. Em seu blog no portal Uol, Bruno Voloch revela que o Galatasaray formalizará a proposta oficial e R$ 15 milhões pelo atacante nas próximas horas. O clube turco só tem dois dias para contratar ou não o centroavante, já que a janela de transferência na Europa se encerra exatamente na quarta.
 De acordo com o jornalista, a multa rescisória de Fred é de algo em torno de r$ 35 milhões, sendo que o Fluminense dteém apenas 20% dos direitos econômicos dele. Os outros 80% pertencem a Unimed.
Opinião do blogueiro: Já era pra ter ido embora. Não tem o que pensar.
 
Tecnico comemora dia a mais prara trabalhar
 Diferentemente da semana anterior, quando só teve um dia para trabalhar, o Fluminense agora tem um pouco mais de tempo para corrigir algumas falhas nos treinamentos.
 - O bom é que teremos um dia a mais de treino para enfrentar o São Paulo, assim como o Botafogo teve um dia a mais para nos enfrentar - declarou Abel Braga.
Opinião do blogueiro: O tecnico não tem o que comemorar em se tratando de bons resultados, fica comemorando dia a mais para trabalhar. O que adianta, se seu trabalho está uma desgraça.
Abel está prestigiado, "diz Peter Siemsen
Em poucas palavras, Peter Siemsen desmontrou sua confiança no trabalho de Abel Braga. O presidente do Fluminense garantiu o técnico no cargo, mas pronunciou uma frase que é muito dita quando um profissional está às vias de perder seu emprego.
 O Abe está prestigiado e tem o nosso apoio. É um grande homem e um grande caráter - Siemsen.
"Tive uma boa passagem pelo Fluminense" diz atacante.
Entrevistado pelo site "2 toques", o atacante Everton Santos, dentre alguns assuntos, comentou sobre sua passagem pelo Fluminense, entre 2008 e 2009. Na visão do jogador, hoje no Seongnam, da Coréia do Sul, viveu um bom momento no Tricolor.
- A passagem pelo Fluminense considero boa, afinal, fiz gols importantes e bons jogos. Até hoje tenho o carinho de muitos torcedores tricolores. Nosso grupo era muito qualificado, grandes jogadores como Conca, Mariano, Fred, etc. sempre acreditei que conseguiria escapar do rebaixamento, e mesmo de longe sempre acompanhei e mantive contato com os companheiros de lá.
Everton Santos disputou 30 partidas com a camisa verde, grená e branca e marcou somente cinco gols.