Menu

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A grandeza do Fluminense é baseada no conjunto da obra


Hoje em dia muto se fala sobre a grandeza do Fluminense. Os maus resultados nos últimos anos em semi-finais de turnos do campeonato Carioca, tem deixado grande parte da torcida preocupado, ao ponto de duvidarem de sua grandeza. É claro que não aceitamos esses péssimos resultados com bons olhos, pois entre 1985 e 2011 so disputamos finais do carioca em cinco oportunidades e só conseguimos três títulos. Entre esses três, dois foram contra clubes de pouca expresão no cenário futebolístico brasileiro, o Bangu em 2002 e Volta Redonda em 2005.

Mas, tem aqueles igual a mim, que acham que a grandeza de um clube é fruto do conjunto da obra. Os títulos conquistados ao longo de sua existência é apenas a concepção da alegria que estravasa no peito de qualquer torcedor. A verdadeira grandeza de um clube como o Fluminense está na beleza de suas cores e no comportamento de sua torcida. Eu mesmo, quando descobri minha paixão pelo clube, não fui atrás de saber quantos títulos cariocas ele tinha conquistado. Escutando um jogo Fla x Flu pela rádio Globo no ano de 1969, onde o Flu meteu 3 gols no adversário, ouvi do trepidante Deni Menezes falando do show que a torcida do Flu fez nas arquibancadas, se referindo das centenas de bandeiras coloridas em vermelho, verde e branco que era de arrepiar. E eu achei que aquela frase dele tocou o meu coração e falei: "é esse o meu time, o Fluminense".

Que aquelas conquistas servirm pra engrandecer o clube, até concordo. Mas, times com a mesma idade do Flu, como o Botafogo, tem pouco mais da metade de estaduais do tricolor e é um grande clube.

Vi no Canal Fluminense um tricolor falar que 'conquistar um brasileiro de 26 em 26 anos, uma copa do Brasil, não tem influência na grandeza do Clube. Claro que tem. Passamos mais de meio século disputano somente o estadual, temos 30 títulos e se for fazer uma média dos títulos disputados ao longo da história do carioca, a média dos títulos concentrados entre os quatro grades, é de 26. Portanto, o Flu tá um pouco acima da média.

O Campeonato brasileiro, disputado desde 1959, que ja teve 17 clubes diferentes conquistando o mesmo, o Fluminense ta na média com suas tres conquistas. São 51 ediçoes divididas por 17 clubes que é igual a 3.

É claro que pelo investimento feito pelo patrocinador nos últimos anos, tudo isso é muito pouco. O Clube tem hoje uma folha de pagamento quase equivalente aos grandes clubes de Portugal. E aí o torcedor pergunta: e porque de tão pouca as conquistas? Grandes nomes contratados nunca tiveram o mesmo aproveitamento que desejariamos. O patrocínio é bom, mas, o dinheiro é mal gerido ou as cláusulas dos contratos são mal feitos. Para mutos, a grande maioria dos jogadores contratados a peso de ouro ja vieram com suas idades avançadas e o físico estourados, como foi com Romário, Felipe, Roger, Pet, Pedrinho, Edmundo, Deco, Fred e outros.

Mesmo assim, com essas dificuldades de conquista seja lá ela qual for, se estadual, nacional ou internacional, o Fluinense é bem maior que o que pensam. Saimos prematuramente do estadual, mas, quem sabe se essa pausa poderá ser um bem para a conquista da Libertadores? Agora é confiar, incentivar o time os noventa minutos nessa proxima quinta contra o Libertard, fazer um bom resultado em casa e seguir rumo a essa grande conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário