Menu

terça-feira, 3 de maio de 2011

Copa do Mundo 2014, um grande prejuizo para o Flu



Até início dos anos oitenta, os clubes brasileiros viviam as custas de suas rendas. Pode-se dizer que o Rio de Janeiro era o berço do futebol brasileiro, pois tinha um Maracanã com capacidae para duzentos mil espectadores e se os mais novos pensam que um clássico regional não tinha condições de lotar o maior do mundo, está enganado. Em 1963 um jogo envolvendo Fluminense contra o Flamengo o público pagante atingiu a histórica marca de 177.020 torcedores pagantes. Em 1976 num classico Vasco x flamengo, outros 174.770 pagantes assistiram o clássico. Em 1969, em um outro Flu x Fla, quando o tricolor venceu por 3 a 2, 171.599 pagantes fizeram um dos shows mais bonitos que o maior do mundo viu, pois a torcida tricolor simplesmente engoliu a do urubu.

Naquela época o futebol paulista só era mais visto porque tinha o gênio Pelé pra não deixar a peteca cair, e assim a torcida ia mais a campo pra ver seus shows. Pra se ter uma ideia do sucesso de Pelé, o Coríntians passou onze anos sem vencer o peixe em campeonatos paulista. O Santos até hoje ganhou 18 títulos paulista e só na era Pelé foram dez.

Mas mudanças no futebol, nos estilos de vida dos povos, novos costumes, aumento da corupção política brasileira e outros maus costumes mudaram completamente a essência e o prazer da torcida ir aos estádios. A violência tornou esse gesto quase impossível de se praticar, poucos são aqueles que se arriscam em levar sua esposa e seus filhos pra ver seu time de coração atuar.

O tempo foi passando. Os clubes seguiram a moda de viver as custas de seus patrocinadores, inflacionaram o futebol brasileiro e suas dívidas ja chegaram a patamares perigosos, como por exemplo a do Fluminense que ja beira os quatrocentos milhões.

A ganância dos dirigentes do futebol brasileiro de enriquecer mais ainda, empuraram de goela a dentro na população, a eleição pra trazer a copa do mundo para o país, por se tratar de o Brasil ser o maior campeão mundial e que seria um torneio lucrativo. De fato, para muitos vai ser super lucrativo.

E ai tiveram que sacrificar alguns desses ja doentes por suas dívidas. O Fluminense talvez tenha sido o mais prejudicado clube do futebol brasileiro. O Maracanã foi fechado pra seus jogos e o clube tem que mandar suas partidas pagando muito mais caro e com bem menos público no Engenhão. E isso ainda vai perduar por mais dois anos e meio. Enquanto o time estiver em alta, está dando pra bancar seus jogos. Não sei se o clube suportará uma crise vide 2009.

O Fluminense tem que aproveitar enquanto tem o apoio de um bom patrocinio, mesmo que ele não seja bem aplicado. Ganhar o brasileirão 2011 ou a Libertadores talvez seria a única coisa que salvaria o clube até a volta do Maracanã. Caso contrário, poderia ser um verdadeiro desastre.

Saudações Tricolores

Nenhum comentário:

Postar um comentário